logotipo batuqueiros.png
gap_horizontal.png

12º FESTIVAL DE CURIMBA E DANÇA BATUQUEIROS DA LUZ

0ce43722-928f-47c8-ff69a515fbcc.jpg

12º FESTIVAL DE CURIMBA E DANÇA DA WEB RÁDIO BATUQUEIROS DA LUZ

 

1.            O FESTIVAL

O Festival constitui-se de um concurso que visa a concorrência de grupos em toques, cantigas, vestimentas e expressão corporal (coreografias culturais e encenações teatrais), relacionado à cultura afro; quais serão avaliadas por um corpo de jurados competente, que será composto por entendedores e estudiosos do meio religioso e cultural, além de estudiosos das categorias concorrentes. Os mesmos serão selecionados pela comissão organizadora do evento.

Com a benção de Deus e a permissão de todos os Orixás, o 9º Festival de Curimba e Dança da  Batuqueiros da Luz, será realizado no dia 12/07/2026, com início ás 12hrs, Com Local há definir  O Festival de Curimba e Dança é de responsabilidade da  Batuqueiros da Luz.

2. OBJETIVO

 O Festival de Curimba Batuqueiros da Luz tem por objetivo incentivar, intensificar, divulgar e valorizar, além das religiões de afro-descendência, sua cultura, através de grupos, terreiros e escolas de curimba afro, utilizando de um intercâmbio cultural e trocando experiências entre grupos de diversas localidades, descobrindo e valorizando novos talentos dessa cultura, difundindo a música e a dança como um dos meios essenciais de expressão da arte e da cultural afro-descendente, e ao mesmo tempo ganhar espaço para a valorização de nossas culturas e religiões.

3.  INSCRIÇÃO

Será permitido concorrer cantores solos, escolas de curimba, grupos e terreiros, sendo as vagas limitadas ao número de 13 (Treze) concorrentes de Grupos e 13 Concorrentes de Compositores.

3.1- Regras Para Poder Concorrer

• Não Pode Apresenta Cantiga de Domínio Publico

• Não tem Limite de pessoas no palco

• a inscrição só será aceita após a assinatura de um termo de Compromisso

Não Haverá Taxa de Inscrição

• De acordo com o Termo caso Aja desistência por algum motivo Desnecessário o Mesmo devera pagar 30 cesta Básica.

4. INGRESSOS

Estamos no  Aguardo do Local para poder Definir essas Informações.

 

5. ORDEM DAS APRESENTAÇÕES

Há ordem de apresentação será divulgado após a reunião com os concorrentes que será realizada dia 24/05/2026 com local ainda há definir

6. DIREITO DE SOM E IMAGEM

Os concorrentes inscritos no 12º FESTIVAL DE CURIMBA E DANÇA BATUQUEIROS DA LUZ devem autorizar a comissão o direito de uso de som, imagem e representação artística, documento este que fará parte inseparável da inscrição à concorrência no evento. O mesmo dará direito a comissão, como também a Batuqueiros, o uso dos mesmos para a divulgação da realização do evento, além de registro do mesmo. O Termo deverá ser entregue junto à ficha de inscrição do evento, com a assinatura de todos os que participarem, para que não exista violação alguma, além de segurança jurídica para ambas as partes.

7. CATEGORIAS PARA QUEM FOR CONCORRER COM GRUPOS

O Festival será dividido em 4 (Quatro) categorias. Sendo:

* Curimba;

* Interprete(s);

* coreografia;

* Letra (Música);

7.1. PRÊMIOS DE INCENTIVO

*Torcida.

*Figurino

*Curimba Solo Masculino
* Curimba Solo Feminino

* Curimba Solo Mirim

7.2. Os Grupos Serão Premiados Segundo a classificação abaixo:

• Melhor Curimba --‐ 1° ao 4° lugar

• Melhor Letra (Música) --‐ 1° ao 4° lugar

• Melhor Intérprete (s) --‐ 1° ao 4° lugar

• Melhor Coreografia--‐ 1° ao 4° lugar

• Melhor Figurino--‐ 1° Lugar ao 4º lugar

• Melhor torcida e mais animada --‐ 1° Lugar ao 4º lugar

• Curimba Solo Masculino--‐ 1° Lugar ao 4º lugar

• Curimba Solo Feminino--‐ 1° Lugar ao 4º lugar

• Curimba Solo Mirim--‐ 1° Lugar ao 4º lugar

 

 

 

7.3 CATEGORIAS PARA QUEM FOR CONCORRER COMO COMPOSITOR.

O Festival será dividido em 4 (Quatro) categorias. Sendo:

* Curimba

* Interprete(s)

* Letra (Música)

* Figurino

8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Cada jurado preencherá a ficha de avaliação de acordo com o julgamento dos seguintes itens majoritários:

1-Letra e Cantiga:

Arranjo Musical (arranjo e equilíbrio entre os instrumentos e o canto); Letra.

2–Intérprete:

Afinação; Ritmo; Interpretação.

3–Curimba:

Desenvoltura; Ritmo

4- Figurino

Evolução; Harmonia

Vestimenta condizente com tema apresentado.

5–Torcida:

Animação.

Obs: Será encaminhada tanto aos concorrentes como aos jurados, um  disserto que detalhará minuciosamente os critérios de avaliação de cada categoria, além de explicá-los.

9. PONTUAÇÕES

Sendo notas de 8 a 10, com variáveis de 0,10(exemplo: nota 8–nota 8,10–nota 8,20–nota 8,30 – nota 8,40) Todas as notas serão obrigatoriamente justificadas.

Cada concorrente deverá no momento anterior à premiação, retirar um envelope lacrado junto à comissão, contendo a relação de todas as notas que recebeu no festival, podendo o mesmo, tirar suas dúvidas, além de possíveis ratificações.

Obs: Após o momento da entrega, serão aceitas apenas reclamações imperceptíveis naquele momento

 

 

9.1. CONTAGEM DE PONTOS.

Teremos uma pessoa que será a presidente do júri no qual ela ficara responsável por reavaliar todas as notas que os jurados derem, A contagem das notas será realizada com a presença de um integrante de cada concorrente.

10. EM CASO DE EMPATE

Os critérios de desempate seguirão a seguinte ordem:

1-Categoria Letra: em caso de empate, será utilizada a nota da curimba. Caso persista empate, será utilizada a nota de Intérprete.

2-Categoria Intérprete: em caso de empate, será utilizada anota da letra. Caso persista o empate, será utilizada a notada curimba.

3-Categoria Curimba: em caso de empate, será utilizada a nota de intérprete. Caso persista o empate, será utilizada a nota de letra.

4-Categoria Coreografia e Figurino: em caso de empate, será utilizada a nota da curimba. Caso persista o empate, será utilizada a nota de letra.

5-Categoria Torcida: em caso de empate, será utilizada a nota da curimba. Caso persista o empate, será utilizada a nota de coreografia.

11. CAMPEÃO NA CATEGORIA DE GRUPOS SERA DEFINIDO DA SEGUINTE FORMA

Será declarado campeão do 12º Festival de Curimba e Dança Batuqueiros da Luz, aquele que atingir maior pontuação, após soma das notas das categorias relacionadas abaixo:

•             Melhor Letra (música)

•             Melhor Curimba

•             Melhor (es)Interprete(es)

•             Melhor Coreografia

11.1 CAMPEÃO NA CATEGORIA DE INTERPRETE SERÁ DEFINIDO DA SEGUINTE FORMA

Será declarado campeão do 12º Festival de Curimba e Dança Batuqueiros da Luz, aquele que atingir maior pontuação, após soma das notas das categorias relacionadas abaixo:

•             Melhor Letra (música)

•             Melhor Curimba

•             Melhor (es)Interprete(es)

•             Melhor Figurino

 

 

 

12. TEMPO DE APRESENTAÇÃO

Cada participante que irá concorrer com os grupos terão o tempo máximo de 15 minutos para se apresentar. Os compositores que forem concorrer terão o tempo de 10 minutos para se apresentar.

O tempo passará a ser cronometrado, a partir do momento em que o apresentador do evento utilizar o jargão “O PALCO É DE VOCÊS”, e será encerrado no momento em que o cronômetro (visível aos olhos dos participantes), marcar 15 minutos para os grupos e 10 para compositores (tempo máximo permitido).

Se o concorrente utilizar elementos que sujem o local de apresentação, dever á limpa-lo, contudo, o tempo continuará sendo cronometrado normalmente até o fim de sua limpeza (vide parágrafo Das Permissões e Proibições Junto a Apresentação).

13. INÍCIO DO EVENTO

Os portões serão abertos ao público às 11 horas 30 Minutos .O evento terá seu início impreterivelmente às 12 horas 00 Min salvo aconteça algo de suma importância que acarrete no atraso do mesmo,o qual será justificado a todos presentes no local pelos organizadores do evento.

14. PERMISSÕES E PROIBIÇÕES JUNTO A APRESENTAÇÃO

1. O concorrente que utilizar elementos que sujem o palco ou o espaço físico em geral do evento deverá realizar a limpeza do mesmo após apresentação.

*Penalidade: O concorrente que não cumprir o supracitado será punido com a subtração de 01(um) ponto na classificação geral.

 2. Torna-se expressamente proibido utilizar para apresentação:

•             Integrantes de outras curimbas concorrentes;

•             Qualquer tipo de animal, conforme LEI Nº11. 977, de 25 de Agosto de 2005, que institui o código de proteção aos animais do Estado e dá outras providências;

 •             Qualquer tipo de pirotecnia, conforme LEI Nº 4.238, de 8 de Abril de

1942, que dispõe sobre a fabricação, o comércio e o uso de artigos pirotécnicos e dá outras providências;

•             Armas brancas de qualquer espécie que cause riscos a os concorrentes e ao público presente.

*Penalidade: o concorrente que utilizar-se dos itens supracitados será automaticamente desclassificado do festival.

15. Observações:

•             A letra/melodia não poderá ter sido campeã em outros Festivais.

•             Caso a cantiga que for utilizada for de terceiros, deverá ser apresentada prévia autorização do compositor da mesma a os organizadores do evento;

Deverá ser escrita e cantada na língua portuguesa; e não será permitido a utilização da cópia de trechos de outras cantigas populares em meio à letra concorrente

*Penalidade: O concorrente que não cumprir os tópicos supracitados será automaticamente desclassificado no quesito letra/melodia.

 •             Poderão ser utilizados durante a apresentação: atabaques, congas, alfaia, djambe, agogô, afoxé, xequerê, violino e caxixi.

•             Concorrentes com instrumentos fora da relação supracitada deverão dirigir-se aos organizadores do evento para prévia autorização.

•             Estarão disponíveis no palco para uso dos concorrentes e a trações, 04 (quatro) congas devidamente microfonadas, as quais só poderão ser retiradas de suas posições com autorização dos organizadores. Caso for usar algum outro tipo de instrumento o concorrente deve deixar o organizador ciente para que não haja punição.

*Penalidade: o concorrente que não cumprir supracitado será punido na subtração de 03 (três) pontos na classificação geral.

•             Fica livre o direito de torcer pelos concorrentes, devendo existir respeito entre as torcidas.

*Penalidade: O concorrente que não cumprir o supracitado ou que atrapalhar a apresentação de outro concorrente com sua torcida, será punido com a subtração de 02 (dois) pontos na classificação geral.

•             Os concorrentes deverão apresentar junto a sua cantiga, a explicação da história a ser desenvolvida no palco, para melhor entendimento dos jurados. E caso, o grupo queira apresentar, um banner com a mesma história para a exposição no festival, para melhor entendimento do público (os modelos para a exposição da história a ser entregue e para a construção do banner serão enviados pela comissão de organização).

•             Cada Concorrente Deverá Enviar por E-mail a letra da cantiga concorrente para o Organizador em Até 30 Dias Antes do Evento.

•             *Penalidade: o concorrente que não cumprir supracitado será punido na subtração de 02 (cinco) pontos na classificação geral.

• o concorrente que não respeitar as datas de limites para o pagamento de ingressos, entrega de ficha de inscrição, letra e qualquer outra documentação

   • Será punido com 1 ponto na classificação geral.

16. OBSERVAÇÃO FINAL

Fica garantido o direito da livre expressão de qualquer um dos concorrentes, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer um dos participantes, bem como a comissão organizadora,a instituição, entidades ou patrocinadores, jurados e demais pessoas envolvidas na organização do mesmo, como também ao dado Festival. O descumprimento desta norma implicará na imediata exclusão do concorrente e de seus trabalhos autorais do festival

A comissão organizadora do evento se responsabilizará a resolver qualquer situação divergente a este regulamento que venha a ocorrer antes, durante e após o festival em questã